''Se quiser que eu veja algo, não me aponte, faça a ponte..!''

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Seminário visa discutir acessibilidade nas obras relacionadas às Olimpíadas 2016

Acima, a representação visual do projeto finalizado do velódromo para as Olimpíadas 2016


Foi realizado em junho, o seminário sobre Acessibilidade e Desenho Universal Jogos Rio2016 e Legado, oferecido pela Empresa Olímpica Municipal (EOM), em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD). A mesa foi composta pela presidente e gerente de acessibilidade da Empresa Olímpica Municipal, Maria Silvia Bastos e Verônica Camisão,respectivamente, da secretária da SMPD, Georgette Vidor e pela coordenadora do Comitê de Acessibilidade em Edificação da Associação Brasileira de Norma Técnicas (ABNT), Adriana de Almeida Prado. O intuito era discutir acessibilidade e trocar conhecimento, ideias e experiências.
“É extremamente importante este seminário, este encontro, porque as obras estão acontecendo de forma rápida, e apesar da qualidade dos projetos, ainda existem erros na finalização. Então, a gente está aqui para entender a importância de uma obra 100% funcional e propagar conhecimento”, completa Georgette.
Dividido em 5 partes (Desenho Universal: Conceito, Coerência e Aplicação; Ações Governamentais para a Cidade Inclusiva; Jogos Olímpicos e Paralímpicos e a Cidade; Oportunidades para Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística; e Transporte Acessível: Experiências e Propostas), o evento recebeu mais de 70 profissionais de arquitetura e engenharia.
Para a Verônica Camisão, da EOM, é preciso projetar todas as realizações urbanísticas da cidade visando a inclusão, e não adaptá-las depois. “A questão da acessibilidade é um processo e não um projeto”, explica.
Gagaça Cavalheiro, arquiteta da SMPD, diz que a falta de capacitação é a grande dificuldade para as novas obras. “A falta de arquitetos capacitados para realizar obras que realmente atendem as regras de acessibilidade é a maior dificuldade encontrada pelos responsáveis. Portanto, esse seminário é imprescindível”. A data dos novos seminários serão divulgadas em breve.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário