''Se quiser que eu veja algo, não me aponte, faça a ponte..!''

terça-feira, 29 de maio de 2012

A importância do piso tátil


   Se o lugar não está pronto para receber TODAS as pessoas, este lugar está deficiente.
O que é?
   Piso Tátil é o piso diferenciado com textura e cor sempre em destaque com o piso que estiver ao redor. Deve ser perceptível por pessoas com deficiência visual e baixa visão, e tem a função de orienta-los.
   Pode parecer abstrato para as pessoas que enxergam, mas para o deficiente visual e a pessoa com baixa visão este piso é fundamental para dar autonomia e segurança no dia a dia!
Existem dois tipos de piso tátil: piso tátil de alerta e piso tátil direcional
   O piso tátil de alerta é conhecido popularmente como “piso de bolinha”. Sua função, como o próprio nome já diz, é alertar. Por isso é instalado em início e término de escadas e rampas; em frente à porta de elevadores; em rampas de acesso às calçadas ou mesmo para alertar quanto a um obstáculo que o deficiente visual não consiga rastrear com a bengala. A cor contrastante serve para auxiliar a pessoa que tem baixa visão.
   A função do piso tátil direcional é direcionar e orientar o trajeto. Em locais amplos onde não tem ponto de referência que seja detectado com a bengala, o piso tátil direcional serve como guia direcional, como mostra a foto ao lado.
   O excesso deste piso ou a colocação em locais inadequados pode confundir e atrapalhar a locomoção.
   Não há necessidade que todos saibam as características técnicas dos pisos táteis, porém é importante que todos saibam as suas funções básicas e a sua importância.
   Quem quiser saber mais, basta consultar a Norma de Acessibilidade NBR 9050/2004 ou mesmo ficar mais atento quando caminhar por alguns locais da cidade que já tem esse piso.
   É de extrema importância que um estabelecimento seja acessível a todos, inclusive para seu próprio benefício, já que passará a ser bem mais frequentado...
   infelizmente aqui em GV são pouquissimos os locais em que houve a preocupação com a acessibilidade para nós que também somos cidadãos como todos. tanto que as fotos acima não são dessa cidade. Mas esperamos a compreenção de todos, pois queremos um dia poder frequentar os estabelecimentos sem limitação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário